quinta-feira, novembro 24

CONFRARIA - "Vinho & Boa Mesa"

A 2ª encontro da confraria "Amigos & Vinhos" serviu para afirmar os dons culinários do nosso ilustre confrade e anfitrião, Cássio Mathias. Na ocasião foi servido um belo jantar. E para iniciarmos os trabalhos, espumante Chandon, garrafa imperial. De entrada tínhamos figo com foie-gras, geléia de morangos e presunto San Daniele. Ficou fabuloso! Sem contar com os aperitivos à base de queijo serra da estrela com torradas. Isso foi só a entrada. No prato principal tínhamos posta de bacalhau, alho assado, etc. O tema foi Portugal, então, segue a seleção de vinhos escalada para a ocasião:

- Alvarinho Via Latina 2010 - ótima relação preço-qualidade. A harmonização foi muito interessante com a entrada. O vinho se mostrou bem com os figos e a geléia, e deu um contraste muito interessante com o salgado do presunto italiano.

-  Casa Ferreirinha - Esteva 2010 - Um vinho para acompanhamentos, um corte de Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Touriga Nacional. Se mostrou com muita personalidade e também muito vivaz! Um vinho para não errar! Na minha opinião, a Casa Ferreirinha é uma das grandes produtoras de vinhos em portugal, e o Esteva um dos grandes vinhos portugueses no mercado nacional.

- Paulo Laureano Premium 2009 - Na minha opinião, um vinho feito por um dos melhores enólogos de Portugal. Muitos falam de Luís Pato, mas para mim o Paulo Laureano vem de destacando.
Esse vinho me agradou muito, pois na boca se mostrou muito versátil. É um vinho para se tomar sozinho, ou com um bom acompanhamento. Um vinho elegante, com notas marcantes de fruta madura, geléia e tostado. No final de boca firma-se a nota de fruta.

- Esporão Reserva 2010 - "o clássico"- talvez um dos vinhos que mais expressem o terroir do Alentejo. Um corte de Aragonez, Cabernet Sauvgnon e Trincadeira. Um vinho de corpo médio, bons taninos e acidez perfeita, por isso, muito gastronômico. Os 12 meses de madeira o tornam redondo e macio.

- Quinta da Bacalhoa 2007 - Quindi! a degustação toma outro rumo, se fosse uma degustação às cegas eu não diria que era um vinho português, diria que fosse alguns dos grandes cabernets chilenos.
 Me lembrou muito o Domus Aurea. O Quinta da Bacalhoa tem 90% de Cabernet Sauvignon e 10% Merlot. É um vinho mais franco, pesado, duro.

- Luis Pato Vinhas Velhas 2007 - Na minha opinião, e eu imagino que também a de todos os confrades, o melhor da noite. Lembrou muito qualquer Bordeaux de elevada qualidade. Se mostrou estruturado, potente e ao mesmo tempo doce e sedutor.A casta é a Baga, magnificamente "domada" por um senhor que talvez seja o melhor enólogo de portugal. Jancis Robinson já afirmou a grandeza deste vinho e seu grande potencial de guarda.

- Borges Madeira - 3 anos - Casta Tinta Negra Mole - a principal na elaboração dos vinhos madeira. Um digestivo clássico que com o Crème Boulle encerrou a noite dos "Cavaleiros da Tavola Redonda".

Participaram desta ocasião - Cassío Mathias, Bina, Bona, Leandro Bonança, Nenê Cardoso, e este que vos escreve.

Grazie Mille!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário