Em todas as edições da Expovinis, maior feira de vinhos da américa latina, que este ano aconteceu dos dias 27 a 29 de Abril no Expocenternorte na cidade de São Paulo, são escolhidos os 10 melhores vinhos degustados por um júri de peso. O júri é formado por gente da antiga do mundo do vinho. As amostras são cedidas pelos estandes participantes, e é sempre bom lembrar que manda as amostras quem quer, não é obrigatório pelos estandes participantes enviar amostras. Mas é muito interessante aos importadores e produtores presentes ter alguns de seus vinhos na lista dos Top Ten, pois é um incremento importante para o posicionamento do vinho no mercado pós - feira.
A feira premia os vinhos em várias categorias, segue as categorias com os seus respectivos ganhadores:
- ESPUMANTE NACIONAL – GRAND LEGADO BRUT – Um nome não muito comum, mas que conseguiu o mais cobiçado prêmio de melhor espumante nacional. Esta vinícola fica localizada na cidade de Garibaldi – RS, de onde sai os melhores espumantes nacionais. Apesar de ter conquistado pela primeira vez o prêmio, a vinícola já produz vinhos há duas décadas e colhe os frutos de um trabalho iniciado lá atrás. – ESPUMANTE IMPORTADO – FERRARI PERLÉ BRUT 2002 - ITÁLIA – importado pela Decanter o FERRARI consegue comparar-se aos grandes champagnes franceses, é um vinho muito complexo, com notas evoluídas, na boca mostra maçã e pêra maduras, e ao mesmo tempo é leve e delicado, passa por 42 meses de evolução em garrafa e pode ser guardado tranquilamente por 10 anos. – BRANCO CHARDONNAY – VILLAGIO GRANDO CHARDONNAY 2008 – Um produtor que está entre os grandes quando o assunto é qualidade. A Villagio Grando vem surpreendendo com os seus tintos e brancos e mostra isso conseguindo o prêmio de melhor chardonnay da Expovinis 2010. O vinho é produzido na cidade de Herciliópolis,Serra Catarinense, a 1300 metros de altitude. Um nome também não muito comum, mas que já conquistou o mercado nacional com vinhos bem elaborados. Os chardonnays brasileiros estão realmente conquistando um pedestal inédito.
- BRANCO SAUVIGNON BLANC – YALANDS ESTATE 2008 – NOVA ZELÂNDIA – sem importador no Brasil, a vinícola aterrissa com personalidade, em meio a grandes vinhos e vinícolas, mostra em seu vinho um caráter insinuante, leve e delicado, com uma acidez corretíssima, mas presente, e aromas únicos de maça verde e grama cortada, um vinho para se conhecer, tomara que algum importador não tenha perdido a chance de trazer esse vinho pé-quente. – BRANCO OUTRAS CASTAS – O campeão foi o – MESH RIESLING – AUSTRÁLIA – Importado pela KMM, uma importadora que trás os melhores produtores da Austrália e seus brancos. – ROSE – CHÂTEAU DE POURCIEX 2009 – FRANÇA – Importado pela Cantu, já ganhou várias edições do prêmio de melhor rose da expovinis.
-TINTO NACIONAL MIOLO SESMARIAS - Ícone do projeto Fortaleza do Seival Vineyards conduzido na região da Campanha Gaucha, trás as técnicas de produção dos grandes châteaus da França.
-TINTO NOVO MUNDO – MORANDÉ GRAN RESERVA SYRAH 2005 –importao diretamente pela Morandé – um vinho estruturado como todos os syrahs, com aromos de ameixas, pimenta e especiarias.
- TINTO VELHO MUNDO – HERDADE DO ESPORÃO TOURIGA NACIONAL 2007 – um clássico portugues, um vinho elegante e sedoso já com hecido dos brasileiros. E fechando a lista o vinho fortificado - MADEIRA JUSTINO´S COLHEITA 1995 – Justino Henriques – Um vinho fortificado produzido na ilha a madeira e que mostra bem as carcterísticas do “salgado” no vinho. Vale a pena conferir.
Dados os campeões agora é só conferir.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário