quarta-feira, setembro 19

Vinho Suíço



Vinhos Suíços


Não só de grandes marcas de relógios, bancos e queijos a Suíça é referência. É também reconhecida por seus vinhos.

A Suiça faz fronteira com as grandes potencias mundias quando falamos em produtores de vinhos, portanto, seria estranho que a Suiça não produzisse vinhos de qualidade, se não igual, parecidas com a dos seus renomados vizinhos. O país é cercado pela frança à oeste, pela Alemanha à norte, pela Itália à sul e Áustria à leste. Assim, com vizinhos tão reputados mostra sua identidade produzindo vinhos com qualidade às vezes superior à de seus “parentes famosos”. E, como não imaginar os alpes, sempre lembrados nas propagandas de chocolates que torna o terroir da Suiça extremamente propicio para a produção de detereminados vinhos e uvas. As regiões vinícolas cercadas pelos famosos lagos suíços podem ser uma boa auternativa para se consumir um vinho interessante. O lago de Neuchâtel, de Biel, e de Morat são os três famosos.

A parte mais a leste do país chamada de “Suíça Ocidental” produz vinhos com a cara dos franceses. A uva é a Chasselas, ou Fendant. Esta uva faz vinhos leves e frutados. A Pinot Noir também serve de base para os bons vinhos tintos suíços. Pode-se encontrar uvas como a Gamay, Merlot, Muller-Thurgau, Chardonnay, Sylvaner, Pinot Gris, Gamaret e outras, fazendo vinhos de qualidade. Algumas uvas autóctones também tem de ser lembradas – a Completer e a Rauschling.

Hoje são 15000 hectares plantados produzindo vinhos de muita qualidade, mas não com o reconhecimento merecido. Os altos preços praticados ainda são os maiores impeçilhos para uma visibilidade maior dos vinhos suiços.

Como em todos os países da europa as legislações vinícolas da Suíça são muito complexass e confusas exigindo paciencia e horas de estudo para melhor entendê-las.

O melhor exercício é mesmo escolher um bom vinho Suíço e abrí-lo com algumas revistas e livros sobre o assunto, ou, porque não em uma das memoraveis partidas do tenista número 1 do mundo “Roger Federer”.

Até a próxima!

Renato martinelli é sommelier pela Wine & Spirit Education Trust.



Nenhum comentário:

Postar um comentário